INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Protocolo Mutirão em Novo Sol (Paola Pereira)


Protocolo Mutirão em Novo Sol – 27/10/09
Paola Pereira
Brigada Semeadores.

O texto, captura a realidade camponesa com uma temporalidade passado/presente (incrível). Ontem, pré-ditadura e hoje, criminalização, se convergem em mesmo período histórico quando analisamos a conjuntura. Continuamos vivendo a escravidão, a superexploração do trabalho e a concentração da terra.

Focos temáticos:


1° foco: a propriedade da terra: é de quem grila ou de quem nela trabalha?
2º foco: função social da terra: produzir alimentos para o povo ou produzir pra exportação?
3° foco: convencimento, tomada de consciência da realidade. Os trabalhadores/as são maioria – 3 mil x 01.
4º foco: legalidade: os vícios da vida – somos todos sujeitos políticos – delegado, prefeito, candidato, padre, jornalista, governo, juiz. E o direito ao trabalho? Dos trabalhadores?
5º foco: O MUTIRÃO – ruptura com a realidade passiva. Neste momento da ação direta encontramos identidade de massa + decisão de mudança!
Paola Pereira




Teatro Fórum a partir da peça Mutirão em Novo Sol 
 Brigada Semeadores
IFB  (30 de março de 2011)


 


LEdoC, Projeto de Extensão TERRAemCENA 
e Brigada Semeadores
Teatro Fórum a partir da peça Mutirão em Novo Sol 
Teatro da FUP  (junho de 2011)










Nenhum comentário: