INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

Linhas de pesquisas e trabalhos publicados


Pesquisas desenvolvidas por integrantes do Terra em Cena e pela Licenciatura em Educação do Campo da UnB

Última atualização: 28 de abril de 2020

Na sistematização consideramos as pesquisas de monografias de graduação, de especialização, as dissertações de mestrado, teses de doutorado e pesquisas de pós-doutorado produzidas por integrantes do Coletivo Terra em Cena, os artigos em periódicos, os capítulos publicados em livros e os livros organizados por integrantes do Terra em Cena, com o objetivo de termos visão de conjunto da produção desenvolvida pelos integrantes.
Embora o Terra em Cena exista enquanto projeto de extensão, desde 2010, na Licenciatura em Educação do Campo, consideramos nessa relação as pesquisas de formação dos integrantes dos integrantes do grupo nas áreas afins às linhas de pesquisa do grupo.
 Após seis anos de trabalho contínuo, o Coletivo Terra em Cena decidiu se constituir como grupo de pesquisa formalmente cadastrado no Diretório de grupos do Cnpq. Em 2016, portanto, criamos o grupo de pesquisa “Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo” com quatro linhas de pesquisa.
Em 2017 o Terra em Cena deixa de ser projeto para se tornar um programa de extensão, com atuação em três estados da federação: i) o Distrito Federal, em que atua por meio das atividades desenvolvidas no campus de Planaltina, na Licenciatura em Educação do Campo da UnB –  tendo como sede o Laboratório de Artes do prédio Paulo Freire – e também por meio das atividades da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF, em que atua em parceria com o MST, o Levante Popular da Juventude, a Cia Burlesca, e coletivos de escolas públicas e de teatro comunitário; ii) Goiás, em que atua por meio do trabalho de coletivos articulados ao programa de extensão que atuam em comunidades quilombolas kalunga e em cidades dos arredores do quilombo, como os grupos Vozes do Sertão Lutando por Transformação (VSLT) e o coletivo Arte Kalunga Matec, da comunidade Engenho II, ambos em Cavalcante (GO), e grupos que atuam em assentamentos da reforma agrária nas regiões dos municípios de Formosa e Flores de Goiás; iii) e Piauí, por meio das atividades do coletivo Cenas Camponesas, sediado no campus da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus.
As quatro linhas de pesquisa atualmente existentes são:

1) Linha Arte, Política e Ideologia.

Ementa: Análise de processos e formas estéticas em consonância com dinâmicas políticas e econômicas de ascenso ou descenso da luta de classes. Estudo da relação entre arte e ideologia. Compreensão do trabalho estético enquanto força produtiva em movimentos emancipatórios. Funções reificadas e criticas da arte na configuração de blocos históricos hegemónicos. Estudo comparado da política cultural em diversos contextos e entre diversos países.

2) Linha Documentário, questão agrária e Educação do Campo

Ementa: Pesquisar a relação entre a questão agrária e o documentário audiovisual com ênfase em sua dimensão de registro e sistematização da luta camponesa, debatendo sua forma e conteúdo, nos seguintes temas: história da luta pela terra, educação do campo, impactos do agronegócio, mulheres camponesas, quilombolas, cultura e comunicação popular. Estabelecer os vínculos da produção audiovisual em perspectiva popular e as possibilidades de trabalho na Educação do Campo, por meio da análise das experiências de socialização da técnica, estética e linguagem audiovisuais nos cursos da EdoC.

3) Linha Formas e movimentos do teatro político

Ementa: Estudo de organizações do teatro político articuladas à movimentos políticos em perspectiva antissistêmica. Análise de formas, métodos e técnicas do teatro soviético, dos coletivos ligados ao Partido Comunista Alemão (KPD), do teatro anarquista, do teatro feminista, do Teatro Experimental do Negro (TEN) e da luta antirracista, e do teatro de movimentos camponeses. Estudos comparados com trabalhos de coletivos de demais países latinoamericanos.

4) Linha Teatro como prática pedagógica na educação do campo

Ementa: Estudo das experiências de teatro durante a formação dos educadores na Licenciatura em Educação do Campo. Estudo das Técnicas de teatro como método de trabalho pedagógico; Teatro como mediação da relação escola e comunidade e como recurso para a construção dos Complexos de Estudos, com inspiração na Pedagogia Socialista Russa, nas elaborações de um de seus principais autores, M. M. Pistrak; Exercícios teatrais e a formação de coletivos. Práticas teatrais e dinâmicas de grupo para o trabalho com conflitos.

PRODUÇÕES RESULTANTES DAS PESQUISAS DO TERRA EM CENA

TCC´s da LEDOC UNB
Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
Teatro Político, conscientização provocativa
Rayssa Aguiar Borges
Sulian Vieira Pacheco
2007
O teatro no Movimento Sem Terra e a construção de identidades: a experiência do assentamento Califórnia
Maria das Graças Silva
Valdir Heitor Barzzotto

2010
Teatro e Formação: a experiência do grupo Peça pro Povo.
Mônica Luciana Frozzi
Turma 1 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2011
Teatro como ferramenta de formação política para as integrantes do grupo de teatro MMC: resistência e arte

Letícia Pereira
Turma 1 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2011
A utilização do audiovisual pela Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa e suas implicações.

Ingrid Elisabete Pranke
Turma 1 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2011
Vídeo Popular: contra-hegemonia, formação política e reforma agrária.
Adriana Gomes
Turma 4 LEdoC
Felipe Canova Gonçalves
2016
Semeadores 2003 a 2013: análise do processo de lutas e formação por meio do trabalho com a linguagem teatral.

Adriana Fernandes
Turma 2 LEdoC

Rafael L. Villas Bôas
2013
Arena conta Zumbi, perspectivas do teatro político na década 1960.

Natanael José Ferreira
Turma 3 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2014
Trabalho Teatral: uma mediação para formação política e organização social.

Lucinete do Carmo
Turma 4 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2013
Teatro do Oprimido e o Processo de Formação Política: estudo de Caso sobre o coletivo Arte e Cultura em Movimento.
Fabiana Francisca do Rosário
Turma 4 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2013
Arte como mediação pedagógica na formação da consciência étnico-racial.

 Lorrani Dias dos Santos
Turma 3 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2013
Documentários no Território Kalunga: análise dos filmes Entre Vãos e Império e suas Raízes.

Sidene Cesário Torres
Turma 5 LEdoC
Felipe Canova Gonçalves
2014
A formação da consciência política e o trabalho teatral.
Keyla Morales
Turma 3 LEdoC

Rafael L. Villas Bôas

Histórico e desafios do Agitprop no Distrito Federal e entorno.
Janderson Barros
Turma 2 LEdoC
Felipe Canova Gonçalves
2016
A Folia de São Sebastião em diferentes linguagens: uma experiência em letramentos múltiplos no Povoado São José e região, Cavalcante – GO

Maria Lúcia
Turma 7 LEdoC
Felipe Canova Gonçalves e Rosineide Magalhães
2017
Teatro e questão racial no Brasil: uma análise estética.

Cassiana Rosa
Turma 8 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2018
Desafios organizativos da luta quilombola: a construção do poder popular.

Luan Ramos Gouveia
Turma 8 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2018
Teatro político como luta emancipatória dos sujeitos do campo.

Raiane dos Santos
Turma 8 LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2018
Teatro do Oprimido: Uma Análise das contribuições mediadoras do Curinga para a (o) Educadora (o) na prática educativo -pedagógica.
Jucilene
Turma 7 da LEdoC
Rafael L. Villas Bôas
2019
As contribuições da arte política para a luta da comunidade Itaúna contra o Agronegócio

Adailton Junior
Felipe Canova Gonçalves
2019

TCCS DEFENDIDOS NA LEDOC UFPI

Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
Cenas Camponesas: o teatro político na formação dos/as estudantes da ledoc- cpce
Ildinete Soares
Kelci Anne Pereira
2019
Pode um camponês tornar-se um artista? Análise a partir de uma autobiografia
Moysés Bonifácio
Kelci Anne Pereira

2019

MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
A Revolução foi televisionada: um estudo sobre o Sistema Sandinista de Televisão.
Felipe Canova Gonçalves
Miguel Enrique de Almeida Stedile
2012
Agronegócio e Indústria Cultural: análise fílmica de peças publicitárias.
Gideão Gomes Pereira
Felipe Canova Gonçalves
2015
Agronegócio como redefinição da hegemonia no tempo e no espaço.
Gleiciane Cezário dos Santos Machado
Rafael L. Villas Bôas
2015
Brigada Nacional de Teatro do MST: história e análise das peças.
Leila Maria Almeida Marques
Rafael L. Villas Bôas
2014

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS

Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
Tecendo a teia das relações na reconstrução do currículo - uma proposta metodológica
Maria Osanette de Medeiros
Laís Maria Borges Mourão Sá
1995
Embates e “aberturas”: um estudo sobre a presença popular  na cena e na tela brasileiras.

Rafael L. Villas Bôas
Selma Regina
2004
CPC da UNE, para além de reducionismos e preconceitos.

Rayssa Aguiar Borges
André Luis Gomes
2010
A TV dos sandinistas: identidade nacional e televisão na Revolução Nicaraguense (1979-1990)

Felipe Canova Gonçalves
Elen Cristina Geraldes
2015
CIDADE: Território de Experiência do Teatro em Comunidade.

Wellington de Oliveira
Rafael L. Villas Bôas
2015
Políticas públicas para a cultura do campo no Brasil

Viviane Cristina Pinto
Pablo Ortellado
2015
Práticas Educativas de Formação dos Movimentos Sociais: o papel socio-educativo do MOC na mobilização social da região sisaleira.
Eliene Novaes Rocha
Eduardo José Fernandes Nunes
2007
Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educacionais
Simone Menezes da Rosa
Rafael Litvin Villas Bôas
2018
Residência Agrária Jovem – UnB: registros e análises de uma política pública de Educação do Campo
Adriana Fernandes

Mônica C. Molina
2019
Cultura como matriz formativa na Licenciatura em Educação do Campo da UnB: Potencialidades do trabalho com o Teatro Político e o Vídeo Popular

Adriana Gomes

Mônica C. Molina
2019

TESES CONCLUÍDAS

Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
Teatro Político e questão agrária, 1955-1965.

Rafael L. Villas Bôas
Hermenegildo José de Menezes Bastos
Co-orientação: Iná Camargo Costa

2009
Novos Olhares, Novos Significados: A formação de Educadores do Campo.

Maria Osanette de Medeiros
Laís Maria Borges Mourão Sá
2012
Das práticas educativas às políticas públicas: tramas e artimanhas pela educação do campo.

Eliene Novaes Rocha
Laís Maria Borges Mourão Sá
2013
Educação do campo e rede de movimentos no sudeste do Pará: agroecologia e cooperativismo na relação entre trabalho e educação

Kelci Anne Pereira
Maria Clara Di Pierro
2015
Educomunicação, audiovisual e educação do campo: consciência e emancipação humana

Felipe Canova Gonçalves
Fernando de Oliveira Paulino e Dácia Ibiapina
2019
Chá de cartas: uma intervenção cênico pedagógica
Rayssa Aguiar Borges

André Luis Gomes
2019

PESQUISA DE PÓS-DOUTORADO CONCLUÍDA

Título da pesquisa
Autoria
Supervisão
Ano
Cultura e política em dois tempos históricos: expressões contra-hegemônicas da produção do teatro político brasileiro. Marcas do trauma, legado e perspectivas contemporâneas.

Rafael L. Villas Bôas
Sérgio de Carvalho
2017

PESQUISAS EM ANDAMENTO

Título da pesquisa
Autoria
Orientação
Ano
O papel da mística na formação de educadores/as do campo

Maria das Mercês  Alves (Especialização em Educação do Campo UFPI)
Kelci Anne Pereira
2019
Cultura e educação popular camponesa: os cantos de trabalho do Vale do Gurgéia
Jânio Gomes de Carvalho
(Especialização em Educação do Campo UFPI)
Kelci Anne Pereira
2019
Teatro camponês e agroecologia: quando a denuncia e o anúncio entram em cena
Marciel Rocha – Ledoc UFPI
Kelci Anne Pereira
2019

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

Título
Periódico
Ano
Autoria e Link da produção:

Teatro em comunidade na zona de contato: reinventando a práxis
Revista Sala Preta (ECA/USP)
2020
Wellington de Oliveira

A manifesta como um experimento de participação social

Políticas Culturais em Revista (UFBA)
2019
Viviane Cristina Pinto
Oficina de Educação Patrimonial em Brazlândia-DF: Memória, identidade e afeto em movimento.
Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7 n. 1 (2020).
2020
Simone Meneses Rosa, Juliana Rochet Wirth Chaibub Paulino e Regina Coelly Fernandes Saraiva.
http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/804
CPC e MST: formas e dinâmicas do teatro político brasileiro em dois tempos históricos
Revista Sala Preta (ECA/USP),
2019
Rafael Litvin Villas Bôas
Quando camponeses entram em cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Revista Estudos da Presença (UFRGS)
2019
Rafael Litvin Villas Bôas e Felipe Canova Gonçalves
Formação estética e organização social
Revista Conhecer: debate entre o público e o privado (UEC)
2019
Kelci Anne Pereira e Rafael Litvin Villas Bôas
A atuação em Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (UnB) no sítio histórico do território Kalunga: avanços, limites e desafios.

Revista Brasileira da Educação do Campo
2019
Caroline Siqueira Gomide, Rafael Litvin Villas Bôas, Luan Ramos Gouveia, Maria Lucia Martins e Ana Leda Dias dos Santos
A Práxis na Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias, trajetórias e impermanências.

Revista Com Censo: estudos educacionais do Distrito Federal, v. 6, p. 20-30

2019
Simone Meneses Rosa e Rafael Litvin Villas Bôas
A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis.

Urdimento (UDESC), v. 1, p. 36-47,
2019
Rafael Litvin Villas Bôas, Simone Meneses Rosa e Viviane Cristina Pinto
Indústria cultural: a antessala do fascismo brasileiro.

PERSEU: História, Memória e Política, v. 16, p. 59-80,
2018
Rafael Litvin Villas Bôas, Miguel Enrique Stedile e Manoel Dourado Bastos
Cultura e política na formação dos trabalhadores brasileiros diante das formações socioeconômicas culturais e comunicacionais.
Revista de Politica Públicas da UFMA, v. 1, p. 187-213, 

2018
Rafael Litvin Villas Bôas e Julia Iara
Terra em Cena e na Tela.
ARTE CONTEXTO, v. 4, p. 01-02

2017
Rafael Litvin Villas Bôas, Sheila Campos e Viviane Cristina Pinto
Linguagens artísticas e formação política: uma proposta metodológica em construção pela Escola Nacional Florestan Fernandes - Centro-Oeste.

Revista Nupeart, v. 1, p. 33-48,
2016

Felipe Canova Gonçalves, Rafael Litvin Villas Bôas, Evelaine Martinez Correa e Rosmeri Witcel.
Desafios do teatro político contemporâneo.
Terceira Margem, v. 30, p. 197-226,

2014
Rafael Litvin Villas Bôas
MST conta Boal do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Teatro do Oprimido com o MST
Revista de Estudos Brasileiros
nº 57
2013
Rafael Litvin Villas Bôas

CAPÍTULOS DE LIVRO

TÍTULO
LIVRO
EDITORA E ANO
AUTORIA E LINK
Interfaces da pesquisa sobre teatro em comunidade e teatro na escola
Ensino e Pesquisa em Artes: experiências no âmbito do ProfArtes
Gráfica UFG, 2019.
Rafael Litvin Villas Bôas e Wellington de Oliveira

LIVROS ORGANIZADOS POR INTEGRANTES DO TERRA EM CENA

LIVRO
AUTORIA
EDITORA E ANO
LINK DA PRODUÇÃO
Pedagogia Socialista Legado da revolução de 1917 e desafios atuais
Roseli Salete Caldart e Rafael Litvin Villas Bôas
Expressão Popular, 2017

Agitprop: cultura política
Douglas Estevam, Iná Camargo Costa e Rafael Ltvin Villas Bôas
Expressão Popular, 2015

Comunicação e disputa da Hegemonia
Felipe Canova e Manoel Bastos
Outras expressões, 2015

Livro 5 do Residência Agrária em debate – Volume II Cultura e Agroecologia
Organizadores: Rafael Litvin Villas Bôas, Viviane Cristina Pinto, et al.
Bonecker, 2017
http://portal.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/publicacoes/residencia-volume2-v02-final_0.pdf

PUBLICAÇÕES DO COLETIVO TERRA EM CENA

LIVRO:

Novaes Rocha, Eliene; BOAS, R. L. (Org.); PEREIRA, P. M. (Org.); BORGES, R. A. (Org.) . Teatro Político, Formação e Organização Social. 1. ed. Bela Vista: Outras Expressões, 2015. 160p.


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