INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

Programas Revoluções

Episódio Piloto | Ocupações


O episódio piloto do programa Revoluções, realizado pelo Coletivo Terra em Cena (UnB Planaltina) na TV Comunitária Cidade Livre - DF, trata das recentes ocupações de escolas e universidades, do feminismo e da luta contra a PEC 55.
Mesclando formato documental com linguagens artísticas, o programa faz uma cobertura das lutas sociais travadas atualmente no país, buscando um enfoque estrutural das questões, para além das emergências impostas pela conjuntura atropelada que se instalou no Brasil desde o golpe de Estado.

Em face à conjuntura regressiva, Revoluções busca identificar nas contradições da luta a emergência potencial de uma nova cultura política, capaz de se contrapor à crise do capitalismo. Recolocar em pauta a questão da Revolução será um dos objetivos do programa, para além do enquadre nacional, abordando as experiências revolucionárias que insurgiram no século XX.

Episódio 2 | Doutrina do Choque 


O Coletivo Terra em Cena investiga, no segundo episódio da série “Revoluções”, a hipótese de que o argumento de Naomi Klein no livro “A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre” seja pertinente ao que estamos vivendo no país. Para isso, debatemos com militantes do MST e do MPL o argumento do livro, sobre a dinâmica da implementação do neoliberalismo nos países, analisando as causas, os impactos, e os efeitos de desorientação, apatia, desmobilização e melancolia manifestado por muitas pessoas diante do desmonte acelerado do país.

Episódio 3 | Feminismos

No terceiro episódio do Programa Revoluções, o Coletivo Terra em Cena aborda a luta das mulheres e o avanço dos feminismos contra o patriarcado, em um contexto de resistência ao golpe no Brasil e aos retrocessos nos direitos sociais, buscando relações entre feminismos e a luta por mudanças em nossa sociedade.

Episódio 4 | Luta pela Terra


A resistência camponesa, indígena e quilombola à retirada de direitos garantidos pela Constituição de 1988, e ao aumento da violência após o golpe parlamentar-jurídico-midiático é o foco do 4º episódio do programa Revoluções.
Acompanhando lutas camponesas e indígenas na Esplanada constatamos que a repressão policial é a regra, e não a exceção. Enquanto dentro do Congresso a bancada do boi, da bala e da bíblia vota medidas que precarizam a vida brasileira.
O golpe chancelou a violência do agronegócio. Tombam mártires dia após dia. E com eles brotam sementes que renovam a força da resistência popular.


Episódio 5 | Luta contra o racismo


No quinto episódio o programa Revoluções aborda o tema da luta contra o racismo estrutural, o genocídio da população negra no Brasil e as formas de resistência. A resistência contra o racismo é abordada pela perspectiva que articula raça, gênero e classe, evidenciando como, no Brasil, essas conexões podem ser pólvora no paiol, como afirmava Florestan Fernandes. O quinto episódio foi produzido coletivamente pela primeira turma da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal.

Nenhum comentário: