INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sábado, 26 de outubro de 2013

Protocolo: A importância dos jogos para a prática teatral - Nivaldo Araújo

            Protocolo: A importância dos jogos para a prática teatral

            De início, muitas pessoas possuem medo de trabalhar com teatro, isto muitas vezes pode ocorrer por vários traumas causados durante todo o processo de formação, em que na maioria das escolas o teatro é imposto de forma obrigatória. Os alunos não possuem a chance de opinar se querem ou não participar do teatro. O trabalho teatral muitas vezes é tido como algo amedrontador pelo fato de boa parte da população ser tímida, ter medo de se relacionar com outras pessoas, além do medo de se apresentar para um determinado número de espectadores.
            É por este motivo que desejo expor aqui a importância dos jogos para as praticas teatrais, pois na primeira aula de teatro que participei ficou aparente toda a importância destes jogos para a formação dos jovens alunos que irão participar pela primeira vez de uma pratica teatral. A pratica de jogos no teatro foi muito praticada por Augusto Boal, que em toda a sua vida viajou por várias partes do mundo, e pode observar e sistematizar vários tipos de jogos, sendo que ele também modificou alguns jogos que conheceu em suas viagens.
            Os jogos possuem muita importância para a formação das pessoas que são envolvidas com o teatro, pois eles ajudam no desenvolvimento da mente, na percepção dos sentidos do corpo, para o desenvolvimento da alto confiança dos indivíduos, para a flexibilidade do corpo humano, além de trabalhar com a respiração, que é fundamental par as praticas teatrais.
            Para melhor compreensão vamos apresentar aqui um jogo que é denominado como Floresta de Sons: este jogo funciona da seguinte forma, é formado uma dupla onde uma pessoa fica de olhos fechado e a outra produz um som, para que a pessoa que esta de olhos fechados siga o som do guia onde ele estiver, este jogo trabalha com a audição, auto confiança, percepção de espaço e com o desenvolvimento do cérebro, pois a pessoa tem que estar atenta para saber de onde o som esta vindo.
            Outro jogo que para mim é muito importante para a pratica teatral é o Hipnotismo Colombiano. Ele funciona da seguinte forma: uma pessoa mostra um movimento com a mão e outra pessoa ou um grupo tem que seguir os gestos feitos pela mão da pessoa. Este jogo é bastante importante, pois movimenta varias partes do corpo provocando uma desautomatização do corpo humano, algo que é fundamental para os trabalhos com o teatro.
             Outro beneficio que os jogos trazem para os trabalhos com o teatro é que eles ajudam que as pessoas percam o medo de se envolver com outras pessoas, além de trabalhar para que as pessoas possam perder o medo de se apresentar para o publico. Enfim, os jogos ajudam nas praticas teatrais em todos os momentos do processo de formação dos futuros e dos veteranos atores e atrizes, pois teatro não é apenas produzir e atuar.
Por Nivaldo Araújo
Planaltina, 23 de outubro de 2013.

Nenhum comentário: