INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sábado, 26 de outubro de 2013

Protocolo sobre jogos teatrais e a função do teatro - Selma de Almeida Bernardes

Protocolo sobre jogos teatrais e a função do teatro.
Por Selma de Almeida Bernardes
Localidade: Comunidade do Sertão de Alto Paraíso - GO
Turma 5 Zumbi dos Palmares/Ledoc

Segundo Augusto Boal, são variadas as funções dos jogos teatrais. Até o momento trabalhamos com Andando pelo espaço, Memória dos gestos, Jogo do foco, Batizado Mineiro, Hipnotismo Colombiano, Homenagem a Magrith, Fotografia Dinamarquesa, entre outros. São ferramentas pedagógicas importantíssimas para refletirmos sobre os acontecimentos, no dia a dia, de pessoas de vulnerabilidade educacional ou por outros motivos que se encontrem submetidas às imposições do sistema vigente, como: exploração e desvalorização da mulher, prostituição, falta de politicas públicas para a educação do Campo, desvalorização da agricultura familiar, falta de educação, saúde, moradia, alimento, entre tantos outros fatores.
            E no teatro aprendemos a falar, desautomatizar o corpo, perder o medo da aparência, se colocar quanto o teu espaço e do opressor, ser articulador, saber intervir na hora certa, olhar no olho, conhecer o terreno do outro, ou perder o receio só porque o adversário chega de terno e gravata falando grosso, de carro importado, e citando leis, ou dizendo em voz alta “Eu sou a lei!”.

            Com o trabalho do teatro vamos nos fortalecer com uma arma pedagógica poderosa e transmitir para os alunos de nossas comunidades, cidades, Brasil... E assim seguem os semeadores, contra as opressões de norte a sul, de leste a oeste.

Nenhum comentário: