INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sábado, 26 de outubro de 2013

Sobre os protocolos dos estudantes de Teatro da Ledoc - Rafael Villas Bôas

Sobre os protocolos dos estudantes de Teatro da Ledoc

            Nas disciplinas de teatro da Licenciatura em Educação do Campo adotamos a prática de reflexão do processo de trabalho por meio do protocolo, sistema adotado em alguns coletivos de teatro (consta que Brecht teria adotado com frequência esse método com seus elencos).
            Da maneira como trabalhamos, após cada aula ou ensaio, os estudantes podem refletir sobre alguma questão do processo em andamento e no ensaio seguinte iniciamos os trabalhos com a leitura dos protocolos e com a retomada de debates suscitados no trabalho do ensaio ou aula anterior. É uma forma de aquecimento intelectual do elenco, e instiga cada integrante do grupo a manter a observação atenta para todos os aspectos do trabalho, seja a dimensão da práxis, seja o âmbito das relações sociais entre o coletivo, seja a dimensão da eficácia estética do processo, por meio da formalização teatral das contradições, tomadas como objeto de análise.
            Buscamos com essa prática instigar os estudantes das turmas de teatro e os integrantes dos grupos do Terra em Cena a adquirir disciplina de sistematização e elaboração intelectual sobre o trabalho coletivo realizado. A despeito da forma do protocolo ser livre, deixamos claro aos participantes a diferença entre o simples registro de aulas e ensaios, ou a memória do processo, do protocolo, que implica necessariamente no aprofundamento da reflexão sobre um dos vários aspectos levantados pelo processo.
            O protocolo de Nivaldo publicado no blog inaugura a participação da turma 5, Zumbi dos Palmares, no blog do Terra em Cena, e esperamos que a partir desse incentivo, seja cada vez mais frequente que os demais estudantes e integrantes dos coletivos escrevam com as perspectiva de socializar suas reflexões.
            Nivaldo é integrante do grupo Arte e Cultura em Movimento, grupo de teatro do assentamento Virgilândia, localizado no município de Formosa, que existe desde 2010, e envolve estudantes das turmas 2, 3, 4 e 5 da Ledoc, além de muitos estudantes do ensino médio. A experiência teatral de Nivaldo começa, portanto, antes dele ingressar a área de Linguagens da Ledoc. Apenas nesse ano ele acompanhou o grupo em três atividades importantes de apresentação da peça de Teatro Fórum “Luta pela sobrevivência”, a mostra Terra em Cena e na Tela, na Faculdade UnB Planaltina, de 13 a 16 de agosto, na apresentação que o grupo fez no VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM) na UFG, em Goiânia, no dia 28 de agosto, e na apresentação ocorrida no 1º Encontro Nacional do Movimento de Luta pela Terra (MLT), em Formosa, no início de setembro.

Prof. Rafael Villas Bôas

Da coordenação do Terra em Cena

Nenhum comentário: