INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mostra Terra em Cena e na Tela: mostra da produção teatral e audiovisual da Educação do Campo da UnB


A proposta da mostra Terra em cena e na tela: mostra da produção teatral e audiovisual da Educação do Campo da UnB visa convergir para uma única atividade no campus da Faculdade UnB Planaltina a culminância de dois projetos que trabalham linguagens artísticas nas comunidades rurais e quilombolas da área de abrangência da Licenciatura em Educação do Campo, visando em ambos os casos a formação de coletivos de produção em teatro e audiovisual. Trata-se do projeto “Terra em Cena” de formação de multiplicadores e de grupos de teatro, e do projeto “Formação de Educadores do Campo para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, para análise e produção audiovisual e trabalho com juventude rural no Centro Oeste”, financiado por edital do Ministério das Comunicações e Secretaria Nacional de Juventude.

Visamos  fomentar a vida cultural do campus de Planaltina, como um espaço de produção artística, de reflexão política, que colabora para a circulação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, e que se abre ao público do campo e da cidade possibilitando o intercâmbio de suas manifestações culturais. Visamos contribuir para a construção da FUP como um pólo regional de atividades culturais articuladas com as iniciativas de formação e educação das escolas públicas da rede do GDF, com os movimentos sociais e OnG´s que atuam nessas áreas, os grupos de teatro locais e os coletivo de produção audiovisual. 

As peças e filmes que serão apresentadas são consequência do processo de formação do curso de Licenciatura em Educação do Campo, e das ações em Tempo Comunidade desenvolvidas pelo curso, e democratizam a posição crítica da Educação do Campo da UnB em relação ao papel da universidade no fomento cultural e produtivo das comunidades rurais e quilombolas. Buscamos com esse intuito fortalecer o papel da educação popular e das formas de intervenção coletivas da UnB com os povos do campo.
Serão 4 eixos de trabalho:

a)      Apresentações dos grupos teatrais ligados ao Terra em Cena;
- Arte e Kalunga Matec (Cavalcante);
- Arte e Cultura em Movimento (Formosa);
- Consciência e Arte (Planaltina de Goiás);

b)      Exibição de  5 documentários produzidos pelos coletivos de produção audiovisual dos assentamentos e território quilombola dos Kalunga.

c) 2 mesas de debate: sobre políticas públicas para cultura e comunicação no campo brasileiro; e sobre experiências coletivas que envolvem as dimensões da cultura, da arte e da política.

d) Oficinas e mini-cursos nas linguagens teatral, audiovisual, poética e cultural.

Por fim, a mostra ocorrerá como parte da programação da primeira etapa do curso de especialização Latu Sensu "Residência Agrária: matrizes produtivas da vida no campo" (parceria que envolve o Pronera/Incra e o Cnpq).

Será um prazer recebê-los! Toda a programação é aberta, e as inscrições para as oficinas ocorrerão na noite do dia 13 e na manhã do dia 14.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Rafael Villas Bôas
Faculdade UnB Planaltina



Nenhum comentário: