INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

V Mostra Terra em Cena e na Tela: memória e reflexões

 

Mural produzido na V Mostra Terra em Cena e na Tela, com orientação dos professores Ofélia Ortega, Ricardo Keferaus (UFVJM) e Felipe Canova ( UnB) no Alojamento Dom Tomás Balduíno - FUP

Entre os dias 13 e 15 de novembro de 2023 foi realizada, no campus de Planaltina da UnB (FUP), a V Mostra Terra em Cena e na Tela, que reuniu grupos de teatro quilombolas do território Kalunga, grupos formados em escolas públicas do Distrito Federal, coletivos de teatro político que atuam em diversas regiões administrativas do DF e Entorno, pesquisadores, professoras e professores, estudantes, militantes de movimentos sociais, e equipes de produção audiovisual. Assistimos e debatemos peças, filmes e intervenções de agitação e propaganda durante três intensos dias e, tivemos a certeza que estamos em nova conjuntura, de reconstrução dos elos entre comunidades, territórios, organizações populares e universidades. 

Compartilhamos o relatório da V Mostra e, na sequência, registros reflexivos de estudantes da disciplina "Expressões estéticas e cultura política", da Licenciatura em Educação do Campo, sobre a experiência de participação como espectadores, e ou atrizes e atores, e nas oficinas formativas e rodas de conversa que aconteceram durante os três dias de evento. 

Acesse o relatório:

Relatório V Mostra Terra em Cena e na Tela



Nenhum comentário: