INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Apresentações: Terra em Cena conta Coletivo Blusa Azul


Informar, formar e organizar: essa é a proposta do Coletivo Terra em Cena. Dentro de sua militância em comunidades rurais, acampamentos, assentamentos e comunidades quilombolas, o coletivo procura criar propostas educativas, para uma comunicação que rompa fronteiras e fale de questões sociais e políticas, através de ferramentas como o teatro e o vídeo popular.

Em seu mais novo projeto, intitulado Terra em Cena conta Coletivo Blusa Azul, o grupo se inspira em cenas teatrais de experiências de agitação e propaganda e teatro político do Coletivo Blusa Azul, atuante na década de 1920, em Moscou e no interior da União Soviética. As cenas informavam sobre a vida e os problemas da classe trabalhadora naquela época, na sua maioria analfabeta.

A pesquisa das formas estéticas e dramatúrgicas do Blusa Azul resultou na montagem de três cenas e circulação por escolas rurais e instituições de ensino superior. A ideia é criar um diálogo, de maneira poética e sensível, entre dois sistemas sociais periféricos: o russo, da segunda década do século XX, e o brasileiro da segunda década do século XXI. Os espetáculos vão circular de 26 de setembro a 03 de outubro, por espaços educacionais de Planaltina, Brazlândia, São Sebastião e Paranoá.

PROGRAMAÇÃO:

- 26 de Setembro (quarta-feira), às 11h, na Escola Parque Natureza (Brazlândia)

- 27 de Setembro (quinta-feira) às 18h, Centro Cultural da ADUNB / UnB Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte)

- 01 de Outubro (segunda-feira), às 10h, na Escola Classe da Pedra Fundamental (Planaltina)

- 01 de Outubro (segunda-feira), às 16h30h, no Centro Educacional São Francisco (Chicão - São Sebastião)

- 03 de Outubro (quarta-feira), às 10h20, no Centro Educacional do PAD-DF (CEd PAD-DF - Paranoá)

- 03 de Outubro (quarta-feira), às 16h, no Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina)


Nenhum comentário: