INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

terça-feira, 26 de março de 2024

Ledocênicas apresenta nova cena em aula de disciplina da LEdoC

 O grupo Ledocênicas, formado por três estudantes da área de Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo, Angela Caetano, Isabella Coelho e Elias Viana, se apresentou no dia 25 de março na sétima aula da disciplina Oficina Básica de Artes Cênicas (Obac), com uma cena sobre cultura do patriarcado e da violência contra a mulher reverberada por docentes em sala de aula.

Eis a síntese da cena: no dia em que Daniel Alves, o jogador brasileiro de futebol preso na Espanha por estupro, saiu da prisão após pagar multa de mais de um milhão de Euros, um professor aproveita o assunto em sala de aula, para trabalhar o tema “Heróis da Pátria”, reconhecendo em Daniel um dos heróis nacionais, a despeito do estupro que ele cometeu. Duas estudantes reagem à abordagem e iniciam uma discussão com o professor, e ele refuta os argumentos das alunas desconfiando da mulher que foi vítima do estupro e atribuindo razão ao gesto de Daniel.

Instaurada a cena curta o debate teve inicio com a intervenção de uma das estudantes e na sequência, com a colaboração de toda a turma. Para nós, do Terra em Cena, o Teatro Fórum é um método de educação popular, que nos permitem treinar táticas e métodos de ação para enfrentar situações de opressão e ampliar o repertório de ações de resistência que podemos utilizar em diversas situações.

O Ledocênicas é um dos mais recentes grupos de teatro formado na LEdoC e articulado ao coletivo Terra em Cena. Este grupo e o coletivo Jiquitaias, do quilombo Kalunga, em Teresina de Goiás, estreiaram na V Mostra Terra em Cena e na Tela, em novembro de 2023. Em 2024 o grupo organizou duas oficinas abertas na FUP e agora amplia seu repertório de cenas de Teatro Fórum para colaborar com o processo de formação das turmas da LEdoC e das comunidades camponesas e quilombolas. 






Um comentário:

Admin disse...

Muito bom Este conteudo. Obrigado por compartilhar: Copiar