INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Intercâmbios e redes: Terra em Cena, Coletivo Semente e Ceicine


Os processos de compartilhamento e parcerias entre coletivos de teatro e audiovisual são práticas que enriquecem os trabalhos desenvolvidos pelos grupos, geram maior consciência coletiva de nossa condição de trabalhadores da cultura e comunicação, enquanto produtores de bens simbólicos.
Para além de vínculos pontuais, ocasionais, e espaçados no tempo, o Terra em Cena, a Cia Burlesca e a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF tem se empenhando em construir relações de trabalho com outros coletivos.
Com o Coletivo Semente a parceria teve início ao conhecermos o grupo por meio do espetáculo Macunaíma. O coletivo se apresentou no campus de Planaltina da UnB e no centro cultural da Associação dos Docentes da UnB. Na sequência, o Semente nos recebeu em seu espaço cultural no Gama para que gravássemos ali uma versão para vídeo da peça “De pé para lutar escravos colonizados” do coletivo soviético Blusa Azul, que o Terra em Cena montou no projeto Terra em Cena conta Blusa Azul. Além de nos receber no espaço, parte do elenco do Semente participou da gravação da peça no coro e representando alguns personagens. O diretor do grupo, Valdeci, Moreira, fez a direção musica do coro. Participou ainda dessa montagem o diretor da Cia Estudo de Cena (SP), Diogo Noventa.
No dia 26 de abril de 2019 nos reunimos no Espaço do Coletivo Semente para discutir com o elenco e os diretores Valdeci Moreira e Ricardo César a origem e as experiências do teatro de agitação e propaganda. Convidamos para essa conversa o cineasta Adirley Queirós, do Ceicine, que participou compartilhando as experiências de produção de seus filmes, realizados com elenco majoritariamente de Ceilândia, e na Ceilândia, com algumas tomadas no plano piloto e outros locais do DF.
Com o Ceicine temos desenvolvido trabalhos conjuntos com alguns de nossos integrantes participando como atores de filmes curtas e longas dirigidos por Adirley Queirós. Além disso Adirley é professor de cinema da ETPVP-DF, que tem sede na Casa da América Latina da Universidade de Brasília.
Em comum na experiência dos três coletivos Terra em Cena, Semente e Ceicine: a produção coletiva, a produção com elencos “amadores”, no sentido da formação específico e do modo de sustento financeiro da vida, o trabalho de construção de estéticas periféricas e contra-hegemônicas, que procuram se contrapor aos padrões hegemônicos de representação de realidade.

Janelson Ferreira e Rafael Villas Bôas
Integrantes do Coletivo Terra em Cena e da ETPVP-DF

Nenhum comentário: