INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Pesquisadoras do Terra em Cena participaram do XIV Colóquio Internacional de Teatro de Montevideo

 

Em dezembro de 2023 ocorreu o XIV Colóquio Internacional de Teatro de Montevideo com o tema "Hacer/Pensar en teatro desde el sur: post-pandemia, convulsiones políticas y fracturas sociales". O evento ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro no histórico Teatro de Solis e duas pesquisadoras do grupo de pesquisa Terra em Cena, Julie Wetzel e Simone Rosa, apresentaram pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CÊN) da UnB, ambas orientadas pelo professor Rafael Litvin Villas Bôas.

A ida para o Uruguai foi pensada por ser um dos países Latino-Americanos abalado pelo ciclo de ditaduras que tomou a América do Sul entre as décadas de 1960 e 1980. No caso uruguaio, durou de 1973 a 1985. Contudo, a sociedade civil resistiu ao regime autoritário e após a reconquista da democracia o país busca preservar a memória dos 12 anos de repressão. Alguns grupos de teatro político de referência estão situados em Montevideo, como é o caso do Teatro El Galpon e do Teatro Circular. Por isso, a viagem também teve o objetivo de pesquisar o grupo El Galpon, para entender como se organizaram nos últimos 71 anos de atuação diante das conjunturas políticas diversas, se tornando o grupo de teatro político atuante mais antigo da América Latina.

O que não foi planejado pelas pesquisadoras, foi chegar à cidade no dia 03 de dezembro, dia em que se celebra a manifestação cultural afrouruguaia Candombe, reconhecida como patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A rua das flores se encheu de grupos para desfilar em cortejo ao som de tambores, muita dança, cores, alegorias e bandeirões imensos que cada grupo trás de seu bairro.


Desfile do Candombe, ala dos percursionistas. 3 de dezembro de 2023. Foto: Leonardo Teixeira.

Tivemos a oportunidade de acompanhar alguns cortejos, que no ano de 2023, foram marcantes em função da efemérides do golpe militar. Placas com os nomes de sujeitos importantes da história de luta pela justiça social e que sofreram com a violência imposta pela ditadura, como Alfredo Zitarrosa (cantor exilado), foram instaladas no museu da história afrodescendente, por onde o cortejo passava.

Para nós, brasileiras, a associação com o carnaval foi inevitável. Instigou a reflexão sobre o papel da indústria cultural nos desfiles das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Em Montevideo vimos nos cortejos grande diversidade de corpos que agregavam os transeuntes nos mesmo cortejo. Foi uma experiência estética de corporeidades fortes.

Desfile do Candombe, ala dos mais velhos. 3 de dezembro de 2023. Foto: Leonardo Teixeira.

Em relação ao Colóquio, este tinha como pretensão pensar o teatro no contexto de pós-pandemia, considerando sua relação com a sociedade de maneira articulada com os contextos excepcionais e comuns ao território latino-americano, bem como encontrar os elos entre a teoria e a prática teatral. Ao longo de três dias reuniram-se pesquisadores/as e artistas do Brasil, Chile, Uruguai e México. O eixo de convergência dos debates se deu em torno da reflexão do teatro no campo ampliado, seja fora do aparelho teatral, nas manifestações populares e políticas, como também na relação entre teatro e antropologia.

Na mesa que tinha como centralidade as “Políticas de la memoria en el teatro: a 50 años del Golpe em Chile y Uruguay”, foram expostos 4 trabalhos: Da Universidade Católica do Chile as pesquisadoras Marcela Cornejo e Coca Duarte apresentaram um trabalho nomeado “Dictadura chilena, escena teatral y 50 años: dramaturgias, memorias, historias” que cruza a fronteira entre saúde mental e produção de bens simbólicos. A investigação se debruça em encontrar na dramaturgia da década de 1970 até os primeiros anos de 2000 os mecanismos de elaboração do trauma coletivo. Natalia Burgueño, da Universidade da Republica (Uruguai) expos sua pesquisa de mestrado “Procedimientos de la escena documental contemporánea que re-activan memorias dictatoriales desde la perspectiva de la segunda generación postdictadura”, uma prática teatral de tomada de lugar entre as gerações que viveram a ditadura e seus filhos que nasceram após a redemocratização. Damián Gini, também da Universidade da Republica (Uruguai), apresentou seu trabalho “La historia se repite dos veces: zombis, comunistas y un muerto vivo a 50 años del Golpe de Estado” que analisa uma dramaturgia que fabula sobre a relação entre o passado e presente questionando o debate emergente sobre a ditadura neste tempo presente. Simone Menezes apresentou sobre a Frente de Trabalhadores da Cultura de Nuestra America e sua articulação com a experiência contemporânea da Rede Nuestra America de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular, os elos e divergências de tais experiências considerando as conjunturas. Luciana Scarafunni, professora da Universidade da Republica (Uruguai), foi a mediadora da mesa e provocou o coletivo a refletir sobre os saldos de debater sobre o ciclo de ditaduras na conjuntura atual.


Apresentação da pesquisa de Simone Rosa na mesa: “Políticas de la memoria en el teatro: a 50 años del Golpe em Chile y Uruguay”, 5 de dezembro de 2023. Foto: Leonardo Teixeira.

A mesa com o eixo temático “Teatro, frontera, itinerancia, migraciones” teve mediação da Chiara Miranda Turnes e duas participantes apresentando suas pesquisas: Estíbaliz Solís da Universidade Católica de Chile, FHCE-Udelar, com a pesquisa “Esqueleto de tigre: escenarios migrantes. La poesía como medio y la traducción como encuentro”, que debateu sobre a criação artística e poética a partir da condição das pessoas imigrantes e refugiadas. E Julie Wetzel com a pesquisa “Cia Burlesca na marcha da história: Teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legitima História Verdadeira”, que apresentou o histórico, forma e conteúdo das três obras teatrais em diálogo com os territórios de atuação do coletivo. Demonstrando o teatro como ferramenta para romper fronteiras e construir relações e diálogos a partir da itinerância por territórios de luta e organização popular. As duas pesquisadoras se viram em diálogo a partir da necessidade de desdobramento que as duas pesquisas surtiram ao organizar laboratórios de teatro. Estíbaliz mantém um laboratório de teatro com imigrantes, e Julie, a partir da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF), coordena o Laboratório de Teatro e Reforma Agrária (Latera).


Apresentação de Julie Wetzel na mesa: “Teatro, frontera, itinerancia, migraciones”, 5 de dezembro de 2023. Foto: Leonardo Teixeira.

Um dos pontos altos da viagem foi a pesquisa realizada no Teatro El Galpón. Chegar ao local físico que se estuda é sempre desmistificar, descortinar e re-conhecer um local que já se construirá no imaginário. A experiência se sobrepõe. O teatro dos anos 1960/70 (pré-golpe) era de fato um grande galpão adaptado às apresentações que se fizessem. Hoje, 50 anos depois, o prédio conquistado pelo grupo após retornarem do exílio de dez anos no México, possui três salas de espetáculo, uma galeria de exposições e duas lojas em frente, uma de discos e outra de livros.

Aproveitamos para assistir o espetáculo que estava em cartaz, “Ante de la jubilacion” (Tradução por nós: ante à aposentadoria), que contava com um elenco de peso histórico Myriam Gleijer, Silvia García e Levón.

Baseado num acontecimento real – um ministro que se demitiu em 1978 quando se tornou público que tinha sido juiz da marinha hitlerista e tinha assinado inúmeras sentenças de morte – Bernhard apresenta em “Ante a aposentadoria” um dos seus textos mais implacáveis ​​com o passado da Alemanha, onde critica a colaboração da sociedade civil com o nazismo e a débil política de “desnazificação” levada a cabo após o fim da Segunda Guerra Mundial. (Fragmento do texto publicado na Revista Sócio Espetacular setembro de 2023. Autor: Juan Pedro Ciganda).

A forma destemida de tratar o tema do nazismo em cena chama atenção pela sua agressividade e ironia. Uma mistura que coloca-nos diante o abismo do riso e do desespero por uma ideologia de extermínio que ameaça seu retorno à cada tempo. Em uma cena cômica, grotesca, no dia do aniversário do ministro, a família se reúne como uma tradição para ver o álbum da família. Enquanto comentam cada foto, ao fundo imagens de judeus em campos de concentração ou seus corpos dizimados são projetadas.

Um espetáculo de humor ácido, comprometido com o registro da memória do povo como tática para organização e luta social. Como o release da obra provoca, a palavra de ordem “Nunca mais” usada em diversos países que sofreram experiências autoritárias de Estado não pode ser uma declaração passageira, mas sim, uma ideia “integrada à razão e sensibilidade das pessoas como parte da vida”. A sensação ao final do espetáculo era exatamente esse alerta de nos mantermos constantemente atentas, preservando a história como o alicerce para o entendimento do tempo presente. (Saber mais sobre o espetáculo: Ante la jubilación - Teatro El Galpón (teatroelgalpon.org.uy))

A visita feita ao Museu da Memória complementou toda a narrativa do espetáculo. O museu expõe as fases de repressão, luta e resistência dos 12 anos que assombraram o Uruguai. Cada sala do antigo casarão conta uma parte da história, com as marchas de camponeses até Montevideo com apoio e organização sindical; as obras artísticas produzidas no período e os exílios forçados; e, a repressão com prisões, torturas e desaparecimentos. A história de resistência artística do grupo El Galpón estava lá na parede. A história de luta da classe trabalhadora reivindicada em forma de teatro, museu, literatura, ciência.

Simone Rosa com sua filha Iná Rosa, Arturo Fleitas e Julie Wetzel em frente ao teatro EL Galpón, 07 de dezembro de 2023. Foto: Leonardo Teixeira.

Para finalizar esta empreitada de viagem-pesquisa, articulamos a entrevista com o  integrante do grupo, Aturo Fleitas que, gentilmente, encontrou-se conosco no Teatro El Galpón para conversarmos sobre a trajetória do grupo. Arturo é ator, dramaturgo e militante paraguaio que se exilou no Uruguai após instalada a repressão em seu país de origem. Encontrou na solidariedade do coletivo El Galpón refúgio e pouco tempo depois precisou se exilar novamente, agora com o grupo, em função da instauração da ditadura uruguaia. No auge dos seus 73, mesmo sem atuar mais, Arturo se matem no grupo sendo reconhecido pelas gerações mais novas como “embaixador” por sua disponibilidade em contar a quem chega a história do grupo.

Anunciamos previamente que o interesse principal para nossas pesquisas se dava entre as décadas de 1960 e 1970, mas a conversa de quase duas horas abrangeu tantos outros pontos.

Arturo iniciou sua fala dizendo que contar a história dele era como contar a história do El Galpón, devido a sua intensa dedicação e relação com o grupo ao longo dos anos. Uma frase que demonstrou, assim como todo o seu relato, um grupo que perpassa por tempos históricos e se formam concomitantemente. El Galpón atuava como uma “organização revolucionária de teatro” (pelas palavras de Arturo). Sua atuação no período antes e durante o golpe é um forte exemplo de teatro político, conectado com as organizações populares sindicais. Circularam intensamente seus espetáculos por fábricas e os trabalhadores tinham relação direta com o teatro na sua construção física e ao protegê-lo diante os ataques fascistas do período de repressão.

O diálogo com Arturo é um rico material de pesquisa e será tratado de forma específica para contribuir com as reflexões que já vem sendo elaboradas sobre a memória do teatro político latino americano.

 Concluímos por aqui este texto que teve o objetivo principal compartilhar a convergência de espaços e experiências de pesquisa que a viagem para Montevidéu nos proporcionou. O que deixa o desejo de novos desdobramentos em debates e escritas, assim como outras experiências de pesquisa-viagem como esta.

A síntese de grande valor de toda a experiência foi a contribuição intelectual e artística que dá vigor a mística que nos mantém em debate e elaboração constante sobre o avanço do fascismo e a construção de mundo justo diante os valores e ideias da Nuestra America.

Que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça.

 

Julie Wetzel e Simone Rosa

 

Um comentário:

Pedro Caroca disse...

Lindo relato dessa viagem-pesquisa!