Composição do Terra em Cena

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro, audiovisual e artes visuais que atuam em comunidades da reforma agrária, quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB, da UFSJ, da UFSC e da UFVMJ, da rede pública do DF, por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UnB e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como Programa de Extensão da UnB, com Projetos de Extensão articulados na Faculdade UnB de Planaltina (FUP) e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Princípios básicos de atuação teatral

 Oficina de Wellington Oliveira


O professor Wellington Oliveira, coordenador do grupo Ateliê Aberto, professor de artes cênicas da Escola Pública de Altas Habilidades de Planaltina e integrante da coordenação da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular de Brasília (ETPVP-DF) esteve na FUP para oficina com a turma de Oficina Básica de Artes Cênicas (OBAC), no dia 04 de abril de 2023, para compartilhar o trabalho que tem desenvolvido no ensino de princípios básicos da atuação teatral.

            Wellington mescla com eficácia em seu trabalho técnicas e exercícios do Teatro em Comunidades e do Teatro do Oprimido, proporcionando aos participantes uma experiência de reconhecimento de seus vínculos afetivos e políticos com comunidades e territórios, a partir de estímulos de associação a partir da memória individual e coletiva.

            Outra dimensão do trabalho é a compreensão das formas de atuação a partir de exercícios de triangulação em cena e com o público, associados ao exercício de planos/focos de atuação em cena, que podem se alternar, se justapor, etc. As técnicas propostas podem funcionar bem, também, como exercícios de introdução à Linguagem Audiovisual, vinculadas à interpretação, na medida em que noções de plano, enquadramento e montagem podem ser associadas aos exercícios.





Nenhum comentário: