INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

domingo, 8 de novembro de 2020

E-book "Encenar a leitura: relações cênico midiáticas"

Há dois artigos de integrantes do Terra em Cena no livro:

"Formas de uso da leitura dramática na experiência do Terra em Cena", em que analisamos as experiências do coletivo com a leitura dramática em ensaios, laboratórios, intervenções e encenações das peças Juiz de Paz na Roça de Martins Pena, Mutirão em Novo Sol, de Nelson Xavier, Augusto Boal, entre outros autores, o trabalho com peças do coletivo Blusa Azul (URSS), e com as peças encenadas pelo elenco da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular (ETPVP-DF) O líder, de Lauro César Muniz, escrita para a Feira Paulista de Opinião e Scottsboro, do coletivo alemão Proletbuhne, essa também encenada pelo coletivo quilombola Kalunga VSLT, de Cavalcante (GO).

"Chá de cartas: a leitura cênica de epístolas autobiográficas" de Rayssa Aguiar Borges, trabalho fruto da tese de doutorado ""Chá de cartas: memórias de estudantes da EJA em cena" (UnB, 2019), da professora e pesquisadora.

No conjunto de artigos que integram o livro há diversas experiências de trabalho com a leitura dramática como método, técnica e forma de encenação, que vale a pena a leitura, sobretudo, por ampliar o universo de possibilidades para o trabalho com o texto teatral e literário em sala de aula, nas escolas, e no trabalho com coletivos em comunidades do campo e da cidade.

O livro "Encenar a leitura: relações cênico midiáticas" é organizado pelos professores André Luis Gomes e Maria da Glória Magalhães Reis, do Poslit da UnB. 

Um comentário:

Nadya Dwi disse...

Qual é a importância da leitura dramática como método de trabalho discutida no livro? Greeting : Telkom University