INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Protocolo: Teatro Político Dialético - Nivaldo Bento de Araújo


Protocolo: Teatro Político Dialético

Por Nivaldo Bento de Araújo, Turma 5 da LEdoC/UnB


   O teatro político tem a finalidade de expor os problemas da sociedade de forma que promova reflexão ao seu público. Neste tipo de teatro o que menos importa é a fantasia das peças de teatro convencional, pois para o teatro político a promoção de debates e reflexão sobre os problemas e conflitos é mais importante, até mesmo porque este tipo de teatro deve ser um instrumento de reivindicação dos direitos da classe oprimida.

    O teatro dialético é um teatro que trabalha com as contradições, uma vez em que ele trata da realidade, esta realidade é apresentada de forma que foge do modelo padrão de se produzir teatro, pois um personagem que seja vilão pode se tornar o mocinho da historia em um mesmo período de tempo. Este fato é devido a várias tentativas de criação de um teatro que trate das contradições da sociedade de forma que promova uma reflexão mais apurada dos problemas apresentados nas peças.

    A peça de “O Patrão Cordial”, apresentada pela Companhia do Latão, é um ótimo exemplo de peça dialética, pois durante toda a apresentação são encontradas diversas contradições, entre ricos e pobres, e entre as classes sociais. A peça mostra que os ricos, mesmo tendo dinheiro, não são felizes, e ao mesmo tempo mostra que o pobre é feliz tendo apenas o básico. Um detalhe que é bastante curioso é que alguns dos personagens fazem o papel de opressor e de oprimido, isto tira o vilão um pouco de cena, mas não tira a seriedade do problema apresentado na peça, pois o teatro dialético sugere a representação da realidade de uma forma contrária à da aparente realidade.


Planaltina, novembro de 2013.

Nenhum comentário: