Entre os dias 10 e 13 de abril os integrantes da coordenação operativa do Terra em Cena Felipe Canova Gonçalves, Rafael Villas Bôas e Adriana Gomes participaram, em Belém (PA), de atividades formativas do projeto de pesquisa “Esperançar na Formação Docente: Arte e cultura como elemento motriz para transformação escolar em Parceria com o Projeto da Prefeitura de Belém Esperançar na Formação Docente – Construindo Escolas humanizadoras e transformadoras” coordenados pela professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Márcia Bittencourt Brito e pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Mônica Castagna Molina.
Cultura como Matriz Formativa
A primeira atividade foi um debate no campus da UFPA, na tarde do dia 10 de abril, sobre o tema “A cultura como matriz formativa” em que o conceito de cultura foi debatido na perspectiva da formação omnilateral, enquanto direito fundamental do processo de formação estética dos sentidos humanos, sendo a escola um dos espaços fundamentais para o trabalho com arte e cultura. Experiências históricas que envolveram articulações produtivas entre as esferas da cultura, economia e política foram recuperadas, como o trabalho artístico e pedagógico desenvolvido nas primeiras décadas da revolução soviética, o trabalho coletivo do muralismo decorrente da revolução mexicana, e posteriormente desenvolvido pelas brigadas muralistas chilenas, o trabalho com Teatro do Oprimido de Augusto Boal desenvolvido como ato de resistência popular ao ciclo de ditaduras latino-americanas, e o legado desses processos que permanece latente em experiências pedagógicas como o trabalho da área de Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo da UnB, cujo projeto político e pedagógico foi forjado, em grande parte, inspirado no trabalho de cultura e comunicação desenvolvimento pelos movimentos sociais do campo, principalmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, por meio das brigadas de teatro, de audiovisual, artes plásticas, e das frentes de literatura e música.
O Núcleo de Arte, Cultura e Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belém compartilhou a maneira como a equipe tem desenvolvido os trabalhos artísticos e culturais nas escolas da capital do Pará.
Chamou a atenção dos integrantes do Terra em Cena a qualidade e extensão do debate sobre o tema da cultura como matriz formativa, bem como o fato do interesse pelo assunto ser aplicado ao trabalho concreto em desenvolvimento na capital paraense, em que as 203 escolas municipais são envolvidas pelo processo de formação em andamento.
Fotos da Oficina de Teatro do Oprimido no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário