INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Laboratório Teatro e Reforma Agrária (Latera) abre o semestre letivo da LEdoC a convite do Centro Acadêmico

 No dia 20 de março de 2024, o elenco do Latera esteve presente na abertura do primeiro semestre letivo da Universidade de Brasília, no campus de Planaltina da UnB, convidado pelo Centro Acadêmico da Licenciatura em Educação do Campo, que organizou um dia de atividades formativas, artísticas e políticas. 

O Latera apresentou uma peça em que a estrutura dramática de um diálogo entre senhoras da alta sociedade em uma casa é confrontado pelos gestos de uma trabalhadora doméstica e um jardineiro, que interrompem o diálogo para avisar que a cena da enchente que passa na TV, que está destruindo barracos na periferia, se passa na comunidades deles e eles precisam sair para socorrer familiares e defender suas casas. As senhoras resistem à solicitação, sem manifestar nenhuma empatia, apenas um superior ar de complacência e preocupação apenas com o incômodo que a ausência da dupla causaria na rotina da casa. Com breve desenrolar uma das atrizes quebra a atmosfera dramática e abre uma frente direta de agitação com o público e a cena se encaminha para um desfecho com agregação entre público e elenco, por meio de palavras de ordem. 

No debate realizado na sequência uma das estudantes da LEdoC, militante do MST e integrante do Terra em Cena, Camila, dá depoimento sobre o sentimento que teve quando seu barraco foi destruído pela enchente. O depoimento de Camila e de outras pessoas demonstrou que a estrutura da cena tem potência política, gera empatia, e se completa com o debate. 

Como Laboratório de Teatro, na tradição dos estúdios experimentais do teatro político, o material apresentado vai se complexificando a cada apresentação, debate e retorno para sala de ensaio. 

Após a apresentação e debate, a professora e atriz Julie Wetzel, da coordenação do Latera, ministrou uma oficina de Teatro Político com técnicas do Teatro Oprimido, culminando no Fórum de cenas de Teatro Imagem. 

Participaram da oficina estudantes das três áreas de habilitação da LEdoC, não apenas aquelas e aqueles que optaram pela área de Linguagens. 

O Centro Acadêmico da LEdoC e o Laboratório Teatro e Reforma Agrária demonstraram o potencial do trabalho teatral como elemento transversal e estruturante do processo de formação estética, política e da dinâmica de educação popular e organização social. 


Planaltina, 20 de março de 2024. 


Rafael Villas Bôas, Coordenador do Terra em Cena e professor de Artes Cênicas da LEdoC

















Nenhum comentário: