O grupo Ledocênicas, formado por três estudantes da área de Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo, Angela Caetano, Isabella Coelho e Elias Viana, se apresentou no dia 25 de março na sétima aula da disciplina Oficina Básica de Artes Cênicas (Obac), com uma cena sobre cultura do patriarcado e da violência contra a mulher reverberada por docentes em sala de aula.
Eis a síntese da cena: no dia em que Daniel Alves, o jogador brasileiro de futebol preso na Espanha por estupro, saiu da prisão após pagar multa de mais de um milhão de Euros, um professor aproveita o assunto em sala de aula, para trabalhar o tema “Heróis da Pátria”, reconhecendo em Daniel um dos heróis nacionais, a despeito do estupro que ele cometeu. Duas estudantes reagem à abordagem e iniciam uma discussão com o professor, e ele refuta os argumentos das alunas desconfiando da mulher que foi vítima do estupro e atribuindo razão ao gesto de Daniel.
Instaurada a cena curta o debate teve inicio com a intervenção de uma das estudantes e na sequência, com a colaboração de toda a turma. Para nós, do Terra em Cena, o Teatro Fórum é um método de educação popular, que nos permitem treinar táticas e métodos de ação para enfrentar situações de opressão e ampliar o repertório de ações de resistência que podemos utilizar em diversas situações.
O Ledocênicas é um dos mais recentes grupos de teatro formado na LEdoC e articulado ao coletivo Terra em Cena. Este grupo e o coletivo Jiquitaias, do quilombo Kalunga, em Teresina de Goiás, estreiaram na V Mostra Terra em Cena e na Tela, em novembro de 2023. Em 2024 o grupo organizou duas oficinas abertas na FUP e agora amplia seu repertório de cenas de Teatro Fórum para colaborar com o processo de formação das turmas da LEdoC e das comunidades camponesas e quilombolas.
Um comentário:
Muito bom Este conteudo. Obrigado por compartilhar: Copiar
Postar um comentário