O ator e diretor de teatro e cinema, Renan Rovida, coordenador do Coletivo Tela Suja, de São Paulo, esteve pela segunda vez, no dia 18 de setembro, como professor na Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal.
Nas duas ocasiões em que esteve na ETPVP-DF, aproveitou a vinda para o Festival de Cinema de Brasília, nas edições de 2017 e 2018, em que participou como ator de filmes integrantes da mostra competitiva, para participar conosco de atividades formativas.
No primeiro módulo realizado no segundo semestre de 2017 Renan e parte da equipe exibiu e debateu o filme “Sem Raiz” dirigido por ele. Em setembro de 2018, no terceiro e último módulo da primeira turma da ETPV-DF Renan discorreu sobre as diferenças e semelhanças da interpretação para cinema e para o teatro, e exibiu um filme em construção, versão adaptada da peça “A padaria” de Bertolt Brecht.
A tecitura da Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político Popular Nuestra América vai se constituindo de gestos de solidariedade política como o de Renan, ciente da relevância do acúmulo que detém enquanto artista e militante que atua com diversos coletivos de teatro e vídeo, e do valor que a socialização dos meios de produção dos bens simbólicos tem para cada uma das escolas da rede.
Rafael Villas Bôas
Professor da UnB e integrante da coordenação da ETPVP-DF
Mais fotos:

Nenhum comentário:
Postar um comentário