INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF convida para exibição e debate da obra "La Insurrección Cultural"

No dia 11/06, quarta-feira, às 19h no Armazém do Campo (setor comercial sul, quadra 01, lote 30, Edifício Denasa)


🚩📢🎭🥁🎬

Com a proximidade dos 46 anos da Revolução Sandinista vamos assistir ao filme de 1981 dirigido por Jorge Denti.
"La Insurrección Cultural" debate o surgimento e formação da "Cruzada Nacional de Alfabetização" ocorrida em 1980 na Nicarágua como ação após a revolução que levou à derrubada da ditadura no país em 1979. O filme reflete sobre o exército voluntário de mais de 100.000 brigadistas de diferentes países que realizaram o feito de, em um ano, reduzir a taxa de analfabetismo de 50% para 12%.
Nosso encontro será no importante espaço da classe trabalhadora, o Armazém do Campo, fortalecendo os laços do projeto popular.

O debate contará com a presença de Felipe Canova, professor de Artes na Licenciatura em Educação do Campo da UnB e integrante do Coletivo Terra em Cena. Na sua dissertação de mestrado em Comunicação, pesquisou o Sistema Sandinista de Televisão, experiência de comunicação popular realizada na Revolução Nicaraguense (1979-1990).

"En la tierra que te daré no mantegas analfabeto a tu hermano
para que corte tu algodón y recoja tu café. Habla Yavé".
(Canto Nacional - Ernesto Cardenal) 


Nenhum comentário: