INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ledocênicas vai à escola

 Em 17 de abril, em memória do trágico evento ocorrido em Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, onde trabalhadores do campo foram brutalmente assassinados por lutarem pela terra, é comemorado o Dia Internacional das Lutas Camponesas. Em razão deste dia, algumas integrantes do coletivo Ledocênicas, Tállyta, Isabella, Francielle, Angela e Nayanne, foram convidadas pelo CEF São José, no Núcleo Rural São José em Planaltina DF, para realizar uma palestra sobre a educação do campo para os estudantes.

A manhã de quarta-feira (17/04/2024) foi marcada por jogos teatrais e apresentações, incluindo o batizado mineiro, que foi sucesso entre as crianças do 1º ao 5º ano. A programação foi dividida em dois períodos: das 9h às 10h para as crianças do 1º ao 5º ano, e das 10h às 11h para os estudantes do 6º ao 9º ano, alcançando mais de 100 estudantes. No decorrer dos dois períodos, todos foram surpreendidos por uma mística linda, organizada pela professora Iolanda Helena e apresentada por oito crianças, que cantaram a música “Não vou sair do Campo”, de Gilvan Santos.

As estudantes e egressas da Licenciatura em Educação do Campo utilizaram diferentes metodologias e didáticas nos dois períodos para atender a todos, considerando a diferença de idade. Foram feitas perguntas às crianças, como "Quem tem horta em casa?", "O que você mais gosta na roça?", "Quem gosta de dançar forró?", com o objetivo de explorar a vivência no campo dos estudantes. Durante as dinâmicas, foram discutidas a importância da coletividade, de uma alimentação saudável, da educação do campo, o acesso à universidade pública e a luta pelo acesso à terra.

Ao final da palestra, o grupo aproveitou para divulgar o edital do vestibular da Licenciatura em Educação do Campo. E também relataram que saíram revigoradas e se sentindo verdadeiramente educadoras do campo após a acolhedora experiência com o Centro de Ensino, onde trocaram contatos com as educadoras e educadores para planejarem novos projetos voltados para a escola.

Por Angela Caetano






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