
Simone Menezes da Rosa, Rafael Litvin Villas Bôas
Resumo: O presente artigo é
resultado da pesquisa de mestrado realizada entre 2016 e 2018, cujo título é “Escola
Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias educacionais” (ROSA, 2018). Este
recorte discorre sobre as experiências na Escola Parque da Natureza de Brazlândia
(EPNBraz), com enfoque na Educação Ambiental e Patrimonial, campos
epistemológicos principais da escola, assim como Arte (em suas diversas
linguagens) e Educação Física A EPNBraz foi inaugurada em 2014, Em 2019 atende,
aproximadamente, 960 estudantes da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental,
vinculados à Educação Integral, de oito unidades escolares de Brazlândia. O
objetivo é, diante do contexto apresentado, realizar uma análise teórica da
relação entre os campos da Educação Ambiental e Patrimonial, e propor formas de
articulação entre ambos. A partir disso, levantar questões pungentes à práxis
pedagógica da escola, como a relação com a corporeidade e a estrutura de
processo e produto pedagógico.
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