INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

domingo, 8 de novembro de 2020

ARTIGO: A Práxis na Escola Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias, trajetórias e impermanências


Simone Menezes da Rosa, Rafael Litvin Villas Bôas

Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado realizada entre 2016 e 2018, cujo título é “Escola Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias educacionais” (ROSA, 2018). Este recorte discorre sobre as experiências na Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), com enfoque na Educação Ambiental e Patrimonial, campos epistemológicos principais da escola, assim como Arte (em suas diversas linguagens) e Educação Física A EPNBraz foi inaugurada em 2014, Em 2019 atende, aproximadamente, 960 estudantes da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental, vinculados à Educação Integral, de oito unidades escolares de Brazlândia. O objetivo é, diante do contexto apresentado, realizar uma análise teórica da relação entre os campos da Educação Ambiental e Patrimonial, e propor formas de articulação entre ambos. A partir disso, levantar questões pungentes à práxis pedagógica da escola, como a relação com a corporeidade e a estrutura de processo e produto pedagógico.



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