A Escola de Teatro
Político e Vídeo Popular do Distrito Federal abrirá a segunda turma, no dia 18
de fevereiro, tendo a honra de receber para os dois primeiros módulos um grupo
de pesquisa e um elenco com duas peças em repertório da Universidade Federal de
São João Del Rei.
Entre os dias 18 e 20
de fevereiro ocorrerá o módulo de abertura, em Brasília. E o segundo módulo
ocorrerá entre 21 e 24 de fevereiro, na cidade de Cavalcante, e terá a parceria
de dois grupos de teatro quilombolas ligados ao Terra em Cena, o Vozes do
sertão lutando por transformação e o Arte Kalunga Matec, além de associações
comunitárias quilombolas da região. Em breve divulgaremos as informações
detalhadas dos dois módulos.
A segunda turma da
ETPVP-DF terá dinâmica diferente do método adotado na primeira turma. Ao invés
de um ano e meio de formação, concentraremos as atividades entre fevereiro e
dezembro de 2019, e durante esse período organizaremos diversas atividades de
formação: módulos sequenciais de formação em teatro político e vídeo popular,
palestras e seminários, ensaios e apresentações do elenco da
escola, ações do coletivo de vídeo popular e atividades de tempo
comunidade, que visam fortalecer e dinamizar a rede de espaços como casas de
cultura, escolas públicas, campus de universidades e institutos e centros de
formação de movimentos do campo e da cidade.
Cada atividade
funcionará como unidade autônoma, com certificação específica, e para quem
quiser se formar na segunda turma, o critério será o cumprimento de duzentas
horas de formação, considerando a somatória da participação em atividades
ofertadas pela escola durante o ano.
Sinopse do experimento Fuzuê:
Fuzuê
Que
tempos são esses, quando o falar de flores é quase um crime,
pois
significa silenciar sobre tanta injustiça?
(Trecho
do poema “Aos que virão depois de nós” de Bertold Brecht)
Fuzuê é um experimento cênico
construído a partir de relatos que transitam entre o passado histórico do país
e a atualidade, trazendo para o palco reflexões dede a época da escravidão,
chegando aos dias de hoje. As questões levantadas no experimento são
apresentadas de forma não cronológica, problematizando e trazendo diversas
perspectivas da luta de classes e das questões sociais no Brasil em seu momento
atual. A palavra Fuzuê, de origem africana, significa confusão, barulho,
trazendo à tona diversas vozes dissonantes e refletindo sobre nossa formação
social, cultural e histórica.
Ficha técnica:
Direção e coordenação: Carina Maria
Iluminação: Laboratório de Iluminação Cênica da UFSJ – Coordenação:
Berilo Nosella / Responsável: Beatriz Nitoli
Elenco:
Ana Paula Milagres Tostes
Bárbara Fátima dos Santos Lara
Beatriz Valquíria Ribeiro
Carlos Henrique Aurelio Dos Santos
Héricles Gomes de Araújo
Jhonata Francisco Castorino
Confecção de figurinos: Eliza Art
Sinopse do experimento Confere:
OFICINA:
LABORATÓRIO COLETIVO
FUZUÊ
Profa. Carina Maria Guimarães
Moreira e integrantes do Coletivo Fuzuê
Coletivo Fuzuê é um Grupo de Teatro
Universitário que se configura como um Núcleo de Pesquisa e Extensão
desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-GPHPC
(CNPq) da UFSJ O mesmo, desenvolveu-se a partir dos resultados de dois projetos
Coordenados pela Profa. Dra. Carina Maria Guimarães Moreira: o projeto de
pesquisa “As formas do político na cena contemporânea” e o projeto de extensão
“A cena política”. O Laboratório Coletivo Fuzuê propõe, a
partir de uma oficina prática, expor alguns dos procedimentos pesquisados e
utilizados nos últimos experimentos cênicos. Da ideia desenvolvida por Piscator
de “elevação das cenas particulares ao histórico” (157) e da investigação em
torno da cultura afro-brasileira o Coletivo Fuzuêtem desenvolvido
alguns procedimentos para a construção de dramaturgia própria, que propõem
dialogar com os processos políticos e sociais de contextos variados.
BIBLIOGRAFIA:
PISCATOR,
Erwin. Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1968.
BENJAMIN,
Walter. Teses sobre o conceito da história, 1940. Obras
escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.
Breve Currículo:
Carina Maria Guimarães Moreira é professora do Programa
da Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC-UFSJ e dos Cursos de Graduação em
Teatro (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal de São João Del Rei
– UFSJ, nas áreas de Direção Teatral, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos
da Cena. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro
político; iluminação cênica, análise da cena teatral e cultura afro-brasileira.
Realizou Pós-Doutorado (março de 2017 a abril de 2018) no Programa de
Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP – SP. Doutora em Teatro pelo Programa
de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO (2014). Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em
Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
(2009). Bacharel em Direção Teatral com Graduação em Artes Cênicas na Universidade
Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). É vice-líder do Grupo de Pesquisa
(CNPq) em História, Política e Cena-UFSJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisas
em Artes Cênicas – UFSJ e Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato –
UNICAMP. Atualmente exerce o cargo de chefe do Departamento de Artes da Cena da
UFSJ.
SEMINÁRIO:
APONTAMENTOS
SOBRE A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO CÊNICA.
Prof. Dr. Berilo Luigi Deiró
Nosella (UFSJ)
Release:
O
presente seminário propõe apresentar aos alunos o contexto histórico, as ideias
e as propostas estéticas da cena moderna a partir da incorporação dos
potenciais da iluminação elétrica entre o final do séc. XIX e início do séc.
XX. Com foco inicial nos movimentos naturalista e simbolista, séc. XIX, e seus
desdobramento no trabalho de artísticas do início do século XX – como
Pirandello, Piscator e Brecht –, propõe-se mostrar como tais novos potenciais
técnicos foram incorporados como linguagem para composição do que chamamos de
Teatro Moderno.
O
presente Seminário originou-se da pesquisa de pós-doutorado – “Capocomicato e
metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana”
– realizada entre agosto de 2017 e julho de 2018 no Programa de Pós-Graduação
em Artes Cênicas-PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro-UNIRIO, na linha de pesquisa em História do Teatro e das Artes-HTA, sob
supervisão da profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), com bolsa do
Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior-PNPD/CAPES. A versão atual, aqui proposta, foi repensada a
partir dos resultados parciais da pesquisa “Iluminação cênica e metateatro: o
fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional”, desenvolvida
desde agosto de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ, com apoio da Fundação de Amparo
à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG (Chamada 01/2018 - Demanda
Universal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico-CNPq (Chamada 28/2018 Universal).
Em
sua primeira versão, o presente seminário foi apresentado pela primeira vez na
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, numa ação conjunta da
Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, em abril de
2018. A segunda versão foi apresentada até o momento no Instituto de Artes-IA
da Universidade Estadual Paulista-UNESP, em ação do Programa de Pós-Graduação
em Artes da UNESP e da SP Escola de Teatro, em parceria com o PPGAC-UFSJ. Até o
momento, para além desta sua apresentação na UnB, estão confirmadas realizações
do presente seminário na Universidade Federal de Uberlândia, Universidade
Federal de Ouro Preto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidad
Nacional de las Artes-UNA (Buenos Aires-Argentina).
Nesta versão do
Seminário para Brasília, propõe-se sua realização em 2 módulos de 3h (já
incluídos momento para perguntas e debates), sendo:
§ Módulo 1 – Panorama de
história da iluminação: a iluminação elétrica, a lâmpada de Edson e a cena
moderna: Antoine, Appia e Craig;
§ Módulo 2 – Pirandello
iluminador: tecnologia e fascismo; Piscator: tecnologia e história; Brecht: luz
natural ou estilização estética.
BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA ACOMPANHAMENTO DOS MÓDULOS:
• Módulo
1 – Textos:
o ROUBINE,
Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Trad.
Yan Michalski. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
ANTOINE,
André. Conversas sobre a encenação.Trad. Walter Lima Torres. Rio de
Janeiro: 7Letras, 2001.
o APPIA,
Adolphe. A obra de arte viva. Trad. Redondo Jr. Lisboa: Arcádia,
s/d.
o CRAIG,
Gordon. Rumo a um novo teatro & Cena.Trad. Luiz Fernando Ramos.
São Paulo: Perspectiva, 2017.
• Módulo
2 - Textos:
o PIRANDELLO,
Luigi. “Seis personagens em busca de um autor” (trad. Roberta Barni e J.
Guinsburg); “Esta noite se representa de improviso” (trad. Sérgio Coelho e J
Guinsburg); “Cada um a seu modo” (trad. Pérola de Carvalho e J. Guinsburg). In
GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo:
Perspectiva, 1999. p.179 - 384.
o SIMÕES,
Cibele Forjaz. À luz da linguagem: a linguagem da iluminação cênica de
instrumento da visibilidade à dramaturgia do visível & outras poéticas da
luz. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). São Paulo: Universidade de São
Paulo, 2013.
o PISCATOR,
Erwin. Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1968.
o BRECHT,
Bertolt. A compra do latão. Trad. Urs Zuber. Lisboa: Vega, 1999.
BIBLIOGRAFIA GERAL DO SEMINÁRIO:
APPIA, Adolphe. La musique et la mise-em-scène. Berna: Theaterkultur-Verlag, 1963.
______. “La
mise em scene du drame wagnèrien”. In Oeuvres Complètes, Tome I.
Lausanne: Société Suisse du Théâtre/L’Âge d’Homme, 1983.
ARONSON,
Arnold. “Postmodern desing”. Theatre journal, Baltimore, v. 43, p.
1-13, 1991.
BABLET, Denis. “A luz no teatro” in O teatro e
sua estética. Trad. Redondo Júnior. Lisboa: Editora Arcádia, 1964.
______.Esthétique générale du décor de théâtre de
1870̀ a 1914. Paris: Éditions du Centre National de la Recherche
Scientifique, 1965.
CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz.
São Paulo: Perspectiva, 2012.
CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro.
Trad. Redondo Júnior. Lisboa: Editora Arcádia, 1963.
D’AMICO, Alessandro; TINTERRI, Alessandro.Pirandello
capocomico: la Compagnia del Teatro d’Arte di Roma 1925-1928. Palermo:
Sellerio, 1987
DORT, Bernard. “A representação emancipada”. Trad. Rafaella
Uhiara In Revista Sala Preta, vol. 13, n. 1. São Paulo, jun 2013,
p. 47-55
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade.Trad.
Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.
FOSTER,
Hal. Vision and visuality. Settle: Bay Press, 1988.
FULLER,
L. Fifteen years of a dancer’s life. Londres: Herbert Jenkins
Limited, 1913.
GRAZIOLI,
Cristina. Luce e ombra: storia, teorie e pratiche
dell'illuminazione teatrale. Roma-Bari, Laterza, 2008.
JULLIEN,
Jean. Le Théâtre vivant. Paris: 1892.
PIRANDELLO, Luigi. O falecido Mattia Pascal.
1ª ed. São Paulo: Abril, 1978.
PIRANDELLO, Luigi. Sei personaggi in cerca d'autore,
Ciascuno a suo modo e Questa sera si recita a soggetto. In Maschere
nude Vol. III. 7ª ed. a cura di Alessandro D’Amico. Milano: Garzanti Libri,
2015. (e-book)
GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro.
São Paulo: Perspectiva, 1999. p.179 - 384.
RAMOS, Luiz Fernando. “O projeto Scene de Gordon Craig:
história aberta à revisão”. InRevista Brasileira de Estudos da Presença,
v. 4, n. 3, Porto Alegre, set./dez. 2014, p. 443-462. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/49083.
Acesso em 14 de outubro de 2017.
SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Iluminação
teatral: história, estética e técnica. Dissertação de mestrado apresentada
ao Programa de Pós-Graduação em Teatro – ECA – USP, São Paulo, 1989.
TUDELLA, Eduardo A. da Silva. A luz na gênese do
espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Trad.
Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
ZOLA, Emile. O naturalismo noteatro. São
Paulo: Perspectiva, 1979.
Breve currículo:
Berilo Luigi Deiró
Nosella é professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de
Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do
Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do
Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei -
UFSJ. Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela UFSCar
(2001); mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2007); e doutor
em Artes Cênicas pela UNIRIO (2008), onde também realizou seu pós-doutorado,
concluído em 2018. É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e
Cena-UFSJ e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Estudos de
História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO e História e Teatro-UFU. Tem
experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro,
Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando
principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia
Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro,
Iluminação Cênica e Encenação.
FOTOS DO LABORATÓRIO COLETIVO FUZUÊ:
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