INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ETPVP-DF abre a segunda turma no dia 18 de fevereiro e realiza dois módulos iniciais com a presença do Coletivo Fuzuê e dos professores Carina Guimarães e Berilo Nosela que coordenarão seminário, laboratório e o elenco apresentarão dois experimentos “Fuzuê” e “Confere”.



A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal abrirá a segunda turma, no dia 18 de fevereiro, tendo a honra de receber para os dois primeiros módulos um grupo de pesquisa e um elenco com duas peças em repertório da Universidade Federal de São João Del Rei.
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro ocorrerá o módulo de abertura, em Brasília. E o segundo módulo ocorrerá entre 21 e 24 de fevereiro, na cidade de Cavalcante, e terá a parceria de dois grupos de teatro quilombolas ligados ao Terra em Cena, o Vozes do sertão lutando por transformação e o Arte Kalunga Matec, além de associações comunitárias quilombolas da região. Em breve divulgaremos as informações detalhadas dos dois módulos.
A segunda turma da ETPVP-DF terá dinâmica diferente do método adotado na primeira turma. Ao invés de um ano e meio de formação, concentraremos as atividades entre fevereiro e dezembro de 2019, e durante esse período organizaremos diversas atividades de formação: módulos sequenciais de formação em teatro político e vídeo popular, palestras e seminários, ensaios e apresentações do elenco da escola,  ações do coletivo de vídeo popular e atividades de tempo comunidade, que visam fortalecer e dinamizar a rede de espaços como casas de cultura, escolas públicas, campus de universidades e institutos e centros de formação de movimentos do campo e da cidade.
Cada atividade funcionará como unidade autônoma, com certificação específica, e para quem quiser se formar na segunda turma, o critério será o cumprimento de duzentas horas de formação, considerando a somatória da participação em atividades ofertadas pela escola durante o ano.
Até o dia 05 de fevereiro circularemos o formulário de inscrição para segunda turma e as informações detalhadas dos dois primeiros módulos. Vejam abaixo as informações dos experimentos cênicos, do laboratório e do seminário que o grupo da UFSJ trará para a ETPVP-DF.

Segue link da inscrição: 
https://drive.google.com/open?id=1HEIz_Nxbh1Y30ZCYFuUQOmhTWCqM3FXVWIb289GWBws 
Sinopse do experimento Fuzuê: 
Fuzuê


Que tempos são esses, quando o falar de flores é quase um crime, 
pois significa silenciar sobre tanta injustiça? 

(Trecho do poema “Aos que virão depois de nós” de Bertold Brecht)  


Fuzuê é um experimento cênico construído a partir de relatos que transitam entre o passado histórico do país e a atualidade, trazendo para o palco reflexões dede a época da escravidão, chegando aos dias de hoje. As questões levantadas no experimento são apresentadas de forma não cronológica, problematizando e trazendo diversas perspectivas da luta de classes e das questões sociais no Brasil em seu momento atual. A palavra Fuzuê, de origem africana, significa confusão, barulho, trazendo à tona diversas vozes dissonantes e refletindo sobre nossa formação social, cultural e histórica.
Ficha técnica:
Direção e coordenação: Carina Maria
Iluminação: Laboratório de Iluminação Cênica da UFSJ – Coordenação: Berilo Nosella / Responsável: Beatriz Nitoli
Elenco: 
Ana Paula Milagres Tostes 
Bárbara Fátima dos Santos Lara 
Beatriz Valquíria Ribeiro 
Carlos Henrique Aurelio Dos Santos
Héricles Gomes de Araújo 
Jhonata Francisco Castorino 
Confecção de figurinos: Eliza Art 

Sinopse do experimento Confere: 
 OFICINA:
LABORATÓRIO COLETIVO FUZUÊ
Profa. Carina Maria Guimarães Moreira e integrantes do Coletivo Fuzuê

Coletivo Fuzuê é um Grupo de Teatro Universitário que se configura como um Núcleo de Pesquisa e Extensão desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-GPHPC (CNPq) da UFSJ O mesmo, desenvolveu-se a partir dos resultados de dois projetos Coordenados pela Profa. Dra. Carina Maria Guimarães Moreira: o projeto de pesquisa “As formas do político na cena contemporânea” e o projeto de extensão “A cena política”. O Laboratório Coletivo Fuzuê propõe, a partir de uma oficina prática, expor alguns dos procedimentos pesquisados e utilizados nos últimos experimentos cênicos. Da ideia desenvolvida por Piscator de “elevação das cenas particulares ao histórico” (157) e da investigação em torno da cultura afro-brasileira o Coletivo Fuzuêtem desenvolvido alguns procedimentos para a construção de dramaturgia própria, que propõem dialogar com os processos políticos e sociais de contextos variados. 

BIBLIOGRAFIA:
PISCATOR, Erwin. Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito da história, 1940. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

Breve Currículo:
Carina Maria Guimarães Moreira é professora do Programa da Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC-UFSJ e dos Cursos de Graduação em Teatro (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, nas áreas de Direção Teatral, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos da Cena. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro político; iluminação cênica, análise da cena teatral e cultura afro-brasileira. Realizou Pós-Doutorado (março de 2017 a abril de 2018) no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP – SP. Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2014). Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Bacharel em Direção Teatral com Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). É vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e Cena-UFSJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas – UFSJ e Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato – UNICAMP. Atualmente exerce o cargo de chefe do Departamento de Artes da Cena da UFSJ.

SEMINÁRIO:
APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO CÊNICA.

Prof. Dr. Berilo Luigi Deiró Nosella (UFSJ)

Release:
O presente seminário propõe apresentar aos alunos o contexto histórico, as ideias e as propostas estéticas da cena moderna a partir da incorporação dos potenciais da iluminação elétrica entre o final do séc. XIX e início do séc. XX. Com foco inicial nos movimentos naturalista e simbolista, séc. XIX, e seus desdobramento no trabalho de artísticas do início do século XX – como Pirandello, Piscator e Brecht –, propõe-se mostrar como tais novos potenciais técnicos foram incorporados como linguagem para composição do que chamamos de Teatro Moderno.
O presente Seminário originou-se da pesquisa de pós-doutorado – “Capocomicato e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana” – realizada entre agosto de 2017 e julho de 2018 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, na linha de pesquisa em História do Teatro e das Artes-HTA, sob supervisão da profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-PNPD/CAPES. A versão atual, aqui proposta, foi repensada a partir dos resultados parciais da pesquisa “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional”, desenvolvida desde agosto de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG (Chamada 01/2018 - Demanda Universal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (Chamada 28/2018 Universal). 
Em sua primeira versão, o presente seminário foi apresentado pela primeira vez na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, numa ação conjunta da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, em abril de 2018. A segunda versão foi apresentada até o momento no Instituto de Artes-IA da Universidade Estadual Paulista-UNESP, em ação do Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP e da SP Escola de Teatro, em parceria com o PPGAC-UFSJ. Até o momento, para além desta sua apresentação na UnB, estão confirmadas realizações do presente seminário na Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidad Nacional de las Artes-UNA (Buenos Aires-Argentina).

Nesta versão do Seminário para Brasília, propõe-se sua realização em 2 módulos de 3h (já incluídos momento para perguntas e debates), sendo:

§ Módulo 1 – Panorama de história da iluminação: a iluminação elétrica, a lâmpada de Edson e a cena moderna: Antoine, Appia e Craig; 
§ Módulo 2 – Pirandello iluminador: tecnologia e fascismo; Piscator: tecnologia e história; Brecht: luz natural ou estilização estética.


BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA ACOMPANHAMENTO DOS MÓDULOS:
•           Módulo 1 – Textos:
o          ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Trad. Yan Michalski. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
o          NOSELLA, Berilo L. D. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano. Urdimento – Revista de estudos em artes cênicas, v. 1, n. 31, Florianópolis: UDESC, 2018 (p.20-37). Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020. DOI: 10.5965/1414573101312018020. Acesso em 07/05/2018.
ANTOINE, André. Conversas sobre a encenação.Trad. Walter Lima Torres. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.
o          APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Trad. Redondo Jr. Lisboa: Arcádia, s/d.
o          CRAIG, Gordon. Rumo a um novo teatro & Cena.Trad. Luiz Fernando Ramos. São Paulo: Perspectiva, 2017.

•           Módulo 2 - Textos:
o          PIRANDELLO, Luigi. “Seis personagens em busca de um autor” (trad. Roberta Barni e J. Guinsburg); “Esta noite se representa de improviso” (trad. Sérgio Coelho e J Guinsburg); “Cada um a seu modo” (trad. Pérola de Carvalho e J. Guinsburg). In GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p.179 - 384.
o          SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem: a linguagem da iluminação cênica de instrumento da visibilidade à dramaturgia do visível & outras poéticas da luz. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.
o          PISCATOR, Erwin. Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
o          BRECHT, Bertolt. A compra do latão. Trad. Urs Zuber. Lisboa: Vega, 1999.


BIBLIOGRAFIA GERAL DO SEMINÁRIO:
APPIA, Adolphe. La musique et la mise-em-scèneBerna: Theaterkultur-Verlag, 1963.
______. “La mise em scene du drame wagnèrien”. In Oeuvres Complètes, Tome I. Lausanne: Société Suisse du Théâtre/L’Âge d’Homme, 1983.
ARONSON, Arnold. “Postmodern desing”. Theatre journal, Baltimore, v. 43, p. 1-13, 1991.
BABLET, Denis. “A luz no teatro” in O teatro e sua estética. Trad. Redondo Júnior. Lisboa: Editora Arcádia, 1964.
______.Esthétique générale du décor de théâtre de 1870̀ a 1914. Paris: Éditions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1965.
CAMARGO, Roberto Gill. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Trad. Redondo Júnior. Lisboa: Editora Arcádia, 1963.
D’AMICO, Alessandro; TINTERRI, Alessandro.Pirandello capocomico: la Compagnia del Teatro d’Arte di Roma 1925-1928. Palermo: Sellerio, 1987
DORT, Bernard. “A representação emancipada”. Trad. Rafaella Uhiara In Revista Sala Preta, vol. 13, n. 1. São Paulo, jun 2013, p. 47-55
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade.Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.
FOSTER, Hal. Vision and visuality. Settle: Bay Press, 1988.
FULLER, L. Fifteen years of a dancer’s life. Londres: Herbert Jenkins Limited, 1913.
GRAZIOLI, Cristina. Luce e ombra: storia, teorie e pratiche dell'illuminazione teatrale. Roma-Bari, Laterza, 2008.
______. Pontos críticos e equilíbrios dinâmicos: estudar a História do Teatro de Figura. Moin Moin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Ano 12, número 16, p. 17-39, 2016. Disponível em: http://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/2645/revista_moin_moin_16_15002287209367_2645.pdf. Acesso em: 7 ago. 2017.
JULLIEN, Jean. Le Théâtre vivantParis: 1892.
MARINETTI, F. T. “Manifesto Futurista – 1909”, s.d. Disponível em: https://memoriavirtual.net/2005/02/21/futurismo-manifesto-futurista-2/. Acesso em: 25 maio 2017.
PIRANDELLO, Luigi. O falecido Mattia Pascal. 1ª ed. São Paulo: Abril, 1978.
PIRANDELLO, Luigi. Sei personaggi in cerca d'autore, Ciascuno a suo modo e Questa sera si recita a soggetto. In Maschere nude Vol. III. 7ª ed. a cura di Alessandro D’Amico. Milano: Garzanti Libri, 2015. (e-book)
GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p.179 - 384.
RAMOS, Luiz Fernando. “O projeto Scene de Gordon Craig: história aberta à revisão”. InRevista Brasileira de Estudos da Presença, v. 4, n. 3, Porto Alegre, set./dez. 2014, p. 443-462. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/49083. Acesso em 14 de outubro de 2017.
SARAIVA, Hamilton Figueiredo. Iluminação teatral: história, estética e técnica. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Teatro – ECA – USP, São Paulo, 1989.
SARRAZAC, Jean-Pierre. A invenção da teatralidade. Revista Sala Preta, v. 13, n. 1, 2013. Disponível em https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57531. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v13i1p56-70. Acesso em 16/02/2018.
TUDELLA, Eduardo A. da Silva. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Trad. Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
ZOLA, Emile. O naturalismo noteatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Breve currículo:
Berilo Luigi Deiró Nosella é professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela UFSCar (2001); mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2007); e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO (2008), onde também realizou seu pós-doutorado, concluído em 2018. É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e Cena-UFSJ e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO e História e Teatro-UFU. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.

FOTOS DO LABORATÓRIO COLETIVO FUZUÊ:



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