INTEGRANTES
O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Sobre o sentido do trabalho teatral: dos jogos ao planejamento de aulas (Protocolo de Altobeli Gonçalves de Jesus)
Universidade de Brasília- UnB
Faculdade UNB Planaltina- FUP
LEdoC- Licenciatura em Educação do Campo
Disciplina: Arte e Sociedade - Teatro I
Educando: Altobeli Gonçalves de Jesus
Turma: V – Zumbi dos Palmares
Data: 14/11/2013
Sobre o
sentido do trabalho teatral: dos jogos ao planejamento de aulas
Nas duas últimas aulas de teatro foi dada uma ênfase
maior nos jogos e no planejamento de aulas. O objetivo é nos dar segurança para
que levemos as experiências adquiridas em tempo universidade para as salas de
aulas onde muitos atuam como professores. E quem não é professor pode utilizar
as técnicas quando entrar em sala, como estagiários.
A pessoa que se propõe a fazer teatro político
necessita de disciplina para realizar os rituais exigidos pelo teatro, que são
os exercícios físicos e as leituras para compreender e dominar os conceitos e
categorias que envolvem o conhecimento humano. Requisitos que a equipe que se
desafia a fazer teatro político precisa possuir.
O teatro é construído pelo trabalho coletivo, coordenação,
espírito de equipe, superação de preconceitos, unindo os talentos individuais para
alcançar o mesmo objetivo, que é a superação de seus próprios limites como
pessoa, a timidez, dificuldade de se apresentar para outras pessoas.
Nesse ponto os jogos entram e contribuem para que a
pessoa se solte, conhecendo o seu próprio corpo e revelando suas habilidades,
que pode não ser de falar em público ou debater a peça apresentada, mas no
momento que começa o jogo ele se destaca sendo o mais participativo, o mais
engraçado.
Através desse movimento de diálogo com a realidade,
identifica os problemas e não vê a consequência como causa, por exemplo: “o
auto índice de violência, que é gerado por falta de formação escolar e
oportunidade, e não exclusivamente que a pessoa é violenta”. O teatro trabalha
como meio para a transformação ideológica das pessoas, preservação da cultura
local, e exposição da cultura no raio de atuação do grupo. E proporcionando
momentos inesquecíveis que dão significado infinito para a existência finita do
homem.
Os estudantes se desafiaram na elaboração de um plano
de aula com jogos e teoria, tendo coerência na sequência dos jogos, e com
objetivo de acumulação e superação de limites. Desafiando-nos a pensar e agir
como professores e a refletir sobre as dificuldades que este trabalho implica,
no fazer a leitura da comunidade, do município, do país e do mundo e levar as
questões para a sala de aula, de forma dialética.
Altobeli
Gonçalves de Jesus
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