INTEGRANTES

O Coletivo Terra em Cena é uma articulação de coletivos de teatro e audiovisual que atuam em comunidades da reforma agrária e quilombolas e em meio urbano. É composto por professores universitários da UnB e da UFPI, e da rede pública do DF, por estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo da UnB e da UFPI/Campus de Bom Jesus e por militantes de movimentos sociais do campo e da cidade. O Terra em Cena se configura como programa de extensão da UnB, com projetos de extensão articulados na UnB e na UFPI, e como grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Um dos projetos é a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que integra a Rede de Escolas de Teatro e Vídeo Político e Popular Nuestra America.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sobre o sentido do trabalho teatral: dos jogos ao planejamento de aulas (Protocolo de Altobeli Gonçalves de Jesus)

Universidade de Brasília- UnB
Faculdade UNB Planaltina- FUP
LEdoC- Licenciatura em Educação do Campo
Disciplina: Arte e Sociedade - Teatro I
Educando: Altobeli Gonçalves de Jesus
Turma: V – Zumbi dos Palmares
Data: 14/11/2013

Sobre o sentido do trabalho teatral: dos jogos ao planejamento de aulas

      Nas duas últimas aulas de teatro foi dada uma ênfase maior nos jogos e no planejamento de aulas. O objetivo é nos dar segurança para que levemos as experiências adquiridas em tempo universidade para as salas de aulas onde muitos atuam como professores. E quem não é professor pode utilizar as técnicas quando entrar em sala, como estagiários. 
      A pessoa que se propõe a fazer teatro político necessita de disciplina para realizar os rituais exigidos pelo teatro, que são os exercícios físicos e as leituras para compreender e dominar os conceitos e categorias que envolvem o conhecimento humano. Requisitos que a equipe que se desafia a fazer teatro político precisa possuir.
    O teatro é construído pelo trabalho coletivo, coordenação, espírito de equipe, superação de preconceitos, unindo os talentos individuais para alcançar o mesmo objetivo, que é a superação de seus próprios limites como pessoa, a timidez, dificuldade de se apresentar para outras pessoas.
       Nesse ponto os jogos entram e contribuem para que a pessoa se solte, conhecendo o seu próprio corpo e revelando suas habilidades, que pode não ser de falar em público ou debater a peça apresentada, mas no momento que começa o jogo ele se destaca sendo o mais participativo, o mais engraçado.
        Através desse movimento de diálogo com a realidade, identifica os problemas e não vê a consequência como causa, por exemplo: “o auto índice de violência, que é gerado por falta de formação escolar e oportunidade, e não exclusivamente que a pessoa é violenta”. O teatro trabalha como meio para a transformação ideológica das pessoas, preservação da cultura local, e exposição da cultura no raio de atuação do grupo. E proporcionando momentos inesquecíveis que dão significado infinito para a existência finita do homem.
        Os estudantes se desafiaram na elaboração de um plano de aula com jogos e teoria, tendo coerência na sequência dos jogos, e com objetivo de acumulação e superação de limites. Desafiando-nos a pensar e agir como professores e a refletir sobre as dificuldades que este trabalho implica, no fazer a leitura da comunidade, do município, do país e do mundo e levar as questões para a sala de aula, de forma dialética.

Altobeli Gonçalves de Jesus



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